sexta-feira, janeiro 03, 2003

Retrospectiva 2002

Faz tempo que eu quero escrever uma retrospectiva do ano... Provavelmente um dos anos, senao mais importantes, mais agitados da minha vida. Mas esse ano comecou a muito tempo atras, antes de janeiro de 2002 (calma, nao precisa do gardenal, jah tomei muito quando era pequeno, pode deixar que eu explico). Era por volta de agosto de 2000 quando o nosso principal projeto, no Senac Minas, furou (politica, como sempre, atrapalhando quem quer fazer um trabalho serio). Antes disso, em junho mais ou menos, os Gottgtroy e Toinho encontraram uma promocao fantastica pra Nova Zelandia e Australia. E me voltam com jornais daqui e da Australia, mostrando milhares de empregos na area de Web... A ideia estava se formando. Kelsen e Toinho, sem nenhuma perspectiva em Natal, fizeram uma coisa radical: decidiram arriscar tudo aqui. Passaram tres meses na Australia e entao vieram pra Nova Zelandia.
Eu fiquei com o pensamento na cabeca. Principalmente depois que Marcia decidiu fazer pos-doutorado aqui - e a familia Got se muda pra NZ tambem. So que eu tinha alguns problemas... Monica precisava terminar o doutorado; eu precisava terminar a faculdade; e principalmente, eu precisava convencer Monica :-) isso levou todo 2001 pra ser feito. E lah estava eu pra iniciar 2002 na Nova Zelandia... Mas Murphy, tava de olho em mim (falando nisso voces jah pensaram na imagem de Murphy - deve ser algo como um Beholder neh? Porque o filho da mae tah de olho em todos, e com os tentaculos em todas as nossas decisoes, deixando elas mais "emocionantes")... E aih veio a greve da universidade. E a renovacao do contrato com a Guanabara - o que me dava o problema extra de sair do pais no meio do contrato. A viagem que estava planejada para o inicio do ano, foi enrolando, enrolando, enrolando, ateh chegar a junho de 2002, quando eu finalmente terminei a universidade e Monica o Mestrado. Nesse meio tempo, as economias foram se deteriorando, e quase nao compramos as passagens, porque o dolar inventou de disparar.
Mas chegamos. No meio do inverno, com o dolar subindo e nosso dinheiro sumindo, mas chegamos. Eh uma sensacao muito estranha chegar num lugar que voce nunca esteve antes, com um ingles de cursinho, tentando conseguir emprego, com a data do visto vencendo... foram algumas noites sem sono. Mas do mesmo jeito que Murphy tava de olho na gente, os anjos da guarda tambem estavam. E eles botaram PC & Marcia como os encarregados deles na terra. De emprestar dinheiro, a carro, passando por contato pra emprego, todas as nossas conquistas tiveram um certo "apoio logistico" da familia Got (Thank you very much guys!!!).
A primeira grande conquista veio tres meses depois de estar aqui batalhando por empregos. Um email de um tal de Cyril Snow, me deu a oportunidade que eu queria: um emprego (e esse periodo especifico resultou no meu blog). Depois dessa conquista varias outras vieram... o emprego passar de temporario para permanente, o IELTS, a mudanca pro apertamento, a aplicacao pra residencia. Tudo isso num periodo tao rapido que quse tirava o folego (e foi bom assim, porque Murphy nem conseguiu tempo direito pra fazer muita coisa... soh deixou a doida do carro no caminho e quase me fez perder a minha certidao de casamento, mas isso eh coisa besta demais).
Hoje, mais de seis meses depois da viagem, mas muito mais de um ano depois do inicio da ideia, posso dizer que tenho um futuro aqui. O novo desafio eh a compra do carro, mas o anjo da guarda anda por perto, e tah nos dando algumas alternativas interessantes, e o desenrolar do pedido de residencia, que vai nos dar tranquilidade (e credito) pra podermos desenvolver nossa vida aqui.
Acho que esse post foi mais pra mim que pra voces, mas foi bom colocar o resumo dessas aventuras num papel (ou num arquivo HTM, se voces preferirem).

[]'s - WS