sexta-feira, abril 16, 2004

Depois disso vem o que? Clone Wars???

Exército americano usa robôs no lugar de soldados
da Folha Online

O Exército dos Estados Unidos está usando pequenos robôs no lugar de soldados em missões no Iraque e no Afeganistão. As operações não exigem que as máquinas executem tarefas complicadas --como defender posições ou atacar soldados inimigos--, mas evitam que soldados sejam abatidos em alguns casos.

Foi o que aconteceu na semana passada, quando um dos robôs produzidos pela iRobot Corporation, chamados de PackBot, foi "destruído em combate" pela primeira vez. Para a empresa norte-americana que construiu a unidade, o evento mostra que uma vida foi salva e que os robôs podem tornar as operações militares mais seguras.

"Foi um momento especial --um robô foi destruído no lugar de uma pessoa", disse Colin Angle, diretor executivo da iRobot. A companhia, com sede em Burlington, Massachusetts (EUA), não quis dar mais detalhes de como a unidade foi destruída.

"O Exército teme que, se divulgarmos muitos detalhes, será mais fácil eliminar os robôs", disse Osa Fitch, executivo da iRobot responsável pela divisão de relações governamentais.

Entre 50 e 100 PackBots estão sendo usados atualmente no Iraque e no Afeganistão para missões como reconhecimento de terreno, localização de explosivos e remoção de artilharia e outras munições que não explodiram e permanecem em campo.

Antes, essas missões eram realizadas por soldados, que saíam a campo e arriscavam suas vidas. Agora, os militares controlam os robôs remotamente e podem realizar as operações sem correr riscos.

Cada unidade do PackBot pesa 19 kg, custa cerca de US$ 50 mil e pode realizar missões em terrenos montanhosos, explorar cavernas e cruzar riachos. Se equipado com um braço especial, o robô pode desarmar armadilhas explosivas, por exemplo.

Na segunda-feira, a iRobot assinou um contrato estimado em US$ 32 milhões para desenvolver uma nova versão do PackBot, que será menor e mais avançada do que a usada atualmente.