segunda-feira, julho 12, 2004

De volta sao e salvo...

Pois eh. O final de semana prolongado foi IRADO!!! Saimos de Auckland quinta feira de madrugada - pra ser mais preciso, as 04:00 da manha. Depois de 04:30 de viagem (mais ou menos 350 km de Auckland), chegamos em Turoa - uma das duas estacoes de ski do Ruapehu. Foi a primeira vez que vimos neve caindo. Como Monica bem definiu, eh parecido com chuva, soh que mais calmo.

Chegando lah em cima, com um clima de -4 graus, mas com sensacao termica de -10 graus, jah que estava ventando um pouco, fomos FINALMENTE estreiar o equipamento. Tudo funcionando perfeitamente... a unica coisa que nao funcionava direito eram os donos do equipamente. Passamos o dia nos adaptando e aprendendo de novo o que tinhamos esquecido. No final da tarde fomos para um albergue em Ohakune, a cidade mais proxima, na base da montanha, o Matai Lodge.

Sexta-feira, demos uma volta na cidade e lah pelas 11:00 da manha estavamos na montanha de novo. O clima estava maravilhoso, sol, 1 grau, sem vento e visibilidade ilimitada!!! Estavamos melhorando cada vez mais, e os oculos de ski que compramos, alem de ajudar contra a claridade, nos deixava com uma cara de profissional danada... aguardem fotos!!! No final da tarde estavamos quase no ponto de ter "aulas particulares" com Paulo. E a noite foi dentro do quarto, comparando as dores e as manobras... :-)

Finalmente o sabado. Estava ventando um pouco, e as criancas estavam meio cansadas - afinal de contas, Renata e Andre descem desde o topo da montanha ateh a base sempre - entao Paulo subiu comigo e Monica e nos deu algumas intrucoes. Passamos umas duas horas treinando e entao nos preparamos pra primeira descida de verdade: descer a primeira parte da montanha - 240 m na vertical - algo em torno de 1,5 km de pista, mais ou menos. A parte inicial dessa pista era realmente ingreme, e estava congelada, o que me rendeu algumas (varias) quedas, e um stress inicial. Mas logo depois, veio a recompensa - neve fofa... um alivio para minha bunda e joelhos (porque nao foi por causa disso que eu deixei de cair). Conhecida a pista, com mais alguns macetes aprendidos, fomos para a segunda volta. As quedas foram muito menores dessa vez. consegui pegar alguma velocidade e ao mesmo tempo controlar a prancha por um bom tempo. O resultado foram menos quedas e muito mais diversao. E isso foi soh o comeco da temporada... :-)

Contando assim ateh parece facil, mas eu deixei os detalhes sordidos, como a quantidade de gente que eu atropelei - ou a quantidade de gente que me atropelou - de fora de proposito, so pra deixar a coisa mais aventureira... :-P Durante as duas descidas da Lower Mountain, por exemplo eu simplesmente jantei duas esquiadoras (uma de cada vez, e a janta foi soh no sentido automobilistico da palavra). O negocio foi tao complicado que, apesar de ninguem ter se machucado, foram uns bons cinco minutos tentando descobrir como desatar o no que formou. Em outra passagem pitoresca, eu derrapei de bunda por uns bons 3 metros de pista, e quando olho pra cima, uma doidinha estava vinda na mesma balada (ou seja, derrapando de buda) com o snowboard apontando pra mim. Ainda bem que nao tem freio melhor que neve fofa... E eh por essas e outras que o proximo equipamento a ser comprado serao os nossos capacetes!

A noite do sabado foi tranquila, regada a uma otima pizza, jogos de cartas (tenho um novo chamado gilhotina que eh bem legal), e a certeza do objetivo alcancado...

Voltamos pra Aucklando no domingo (o tempo estava bom, mas ventando e depois dos tres dias de aventuras nem eu nem Monica tinhamos mais perna pra nada). A viagem foi tranquila conhecendo outras paisagens do interior da Nova Zelandia - e putz, que ilhazinha bonita essa viu?

Agora estamos procurando a data da proxima expedicao rumo a neve... Porque o passe vale pra estacao toda, entao tem mais eh que aproveitar!!!