sábado, maio 01, 2004

Japanese sweets go too far...

Ontem eu tive um diazinho agitado. Comecamos com uma "comemoracao" do dia do trabalho brasileiro (jah que o feriado aqui eh no dia 25/10 - mas como brasileiro soh quer uma desculpa pra comemorar mesmo...). Uma rodada de pasteis na casa dos Futterlieb. Acabei de notar que se eu disser os sobrenomes da maioria dos meus amigos brasileiros daqui, todo mundo vai pensar que eles sao estrangeiros. Por exemplo: Futterlieb (Cristina e Luis, gauchos). Romano (Dante e Claudia, paranaenses), Wiskoski (Simei e Marisa, paranaenses), Gottgtroy (Paulo e Marcia, cariocas). Soh a Ana e o Ewan que tem uma desculpa, jah que o Fisk deles vem de Ewan. mas voltando ao assunto...

Depois da pastelada, nos tinhamos combinado de jantar nos Fisks e entao ir assistir Kill Bill Vol.2 (isso eh outra historia, comento no proximo post), jah que uma das homestays de Ana era japonesa e se ofereceu pra fazer um jantar tipico pra gente. Tivemos chicken teriaky - fantastico por sinal, okonomi-yaki - um tipo de omelete japonesa com tudo que voce possa imaginar dentro - que tambem estava uma delicia, uns rolinhos de repolho recheado com porco, e gyoza - algo como uns pasteizinhos recheados de porco e repolho.

A comida estava toda fantastica, minha performance com os chopsticks (os famosos pauzinhos) foi muito boa - alguem consegue acreditar que ateh arroz eu comi com os danados??? E por dois dias seguidos, jah que no dia anterior nos tinhamos ido a um restaurante coreano, e tinha usado chopsticks lah tambem. Um detalhe que eu nao sabia ateh chegar aqui: chopsticks variam de tamanho, formato e material de pais pra pais, mas isso tambem eh motivo pra outro post... Voltando ao assunto, e mais especificamente ao titulo do post, finalmente chegou a hora da sobremesa. Tinhamos umas bolinhas meio transparentes - ohagi - com um recheio marrom dentro - anko. Quando eu comi, meu cerebro mandou a resposta direto: Isso nao eh sobremesa... voce nao gosta do que tem aih... E aih antes de Ana falar, toda a conversa que tivemos no dia anterior com Chiaki, Yuko e Hoo Nam - amigas de Monica do curso de ingles - veio a minha mente: lembrei perfeitamente de Yuko dizendo, eu nao gosto de Anko, porque feijao eh feijao e sobremesa eh sobremesa. Ana tinha me feito comer arroz e feijao doce!!! Logo eu, que nao como feijao nem salgado!!! Concordo plenamente com Yuko: feijao eh feijao (e vah ser feijao bem longe de mim) e sobremesa eh sobremesa (o mais perto de mim possivel, desde que nao seja feijao)...

Vivendo e aprendendo...