domingo, março 09, 2003

A Lista dos Sete - Spoiler

Finalmente terminei de ler A Lista dos Sete. Taih um livro bom que eu demorei de ler... ele tinha que cair nas minhas maos logo num dos periodos mais complicados do trabalho??? Tive ateh que pagar multa na Biblioteca por causa disso, mas valeu a pena!!! Mark Frost fez um trabalho tao bom pros fans do genero quanto Steven Spielberg com O Enigma da Piramide. Os fans de Sherlock Holmes vao reconhecer varias pequenas alusoes ao personagem e, principalmente, as historias, dando a entender que Doyle usou varias passagens do seu breve encontro com Jonathan Sparks pra criar contos sobre Sherlock Holmes. Entre os pontos interessantes que eu consegui me lembrar da minha antiga colecao de Sherlock Holmes (o violino e o cachimbo nem contam) :

- A Eileen Temple lembra bastante a heroina de "O Signo dos Quatro" - que acabou sendo a esposa de Watson depois desse conto.
- O busto na janela do apartamento (que Sparks diz ter salvo ele de um franco atirador) com certeza foi tirado de um dos contos deles (Nao me lembro do nome agora, mas vou tentar achar depois).
- O uso da solucao de cocaina hidrocloridrica a 5%, no conto A Solucao a 5%. Nesse caso, Frost coloca uma versao muito mais dramatica pro uso da droga. Nos contos de Doyle (se nao estiver enganado o conto eh da mesma epoca em que Freud pregava o uso da droga como uma especie de "ativador cerebral", Holmes utilizava ela nos momentos de profunda depressao, quando nao tinha nenhum trabalho de deducao com o qual ocupar seu cerebro. Watson, como medico, era totalmente contra o uso da droga e esse era um ponto de conflito na amizade dos dois).
- Finalmente, mas nao menos interessante, a luta final entre Jonathan e Alexander Sparks eh descrita no "O Problema Final", onde Moriarty e Holmes lutam a beira de uma cachoeira.

Mas nao foi somente as referencias ao bom e velho Holmes que me fizeram gostar do livro. A ligacao de Doyle com o oculto (se bem me lembro, Doyle realmente foi um estudioso de ocultismo, e sua esposa era sensitiva) foi muito bem abordada, e o toque final (que eu NAO vou revelar) foi muito interessante. A unica coisa que eu nao gostei do livro eh que Alexander Sparks nao eh bem trabalhado. Acho que por causa do tipo de narrativa - a ideia era Doyle contando a historia, o que nao dava brechas pra explorar muito bem os inimigos. Mas tudo bem... a mesma coisa aconteceu com o proprio Doyle (ele nunca desenvolveu realmente o Prof. Moriarty - a unica coisa que se sabia dele era que ele era um rival do Holmes em habilidade mentais - um verdadeiro Nemesis, e que era a mao por tras de todo o crime de Londres).

Em resumo, uma otima pedida pra quem gosta de suspense, ocultismo, historias de detetive e claro, a era Vitoriana.

WS